GRV Software Desenvolve Aplicativo Utilizando MTConnect da Mazak

Com o aumento da competitividade, o avanço tecnológico e a chegada da indústria 4.0, tem se tornado cada vez mais frequente fábricas investirem significativamente em recursos, ferramentas e novas tecnologias para potencializar a produtividade e oferecer um padrão diferenciado de produtos, aumentando a eficiência, qualidade e controle dos processos internos.

Focada em oferecer recursos de ponta aos seus clientes, a multinacional Mazak, especializada na produção de máquinas-ferramenta e máquinas de corte a laser, possui o módulo MTConnect (opcional) para suas máquinas. O MTConnect é um protocolo aberto que possibilita a comunicação com as máquinas disponibilizando dados no formato XML. Criado pelo Instituto MTConnect com objetivo de permitir e reduzir a complexidade de acesso ao dispositivo ou máquina, o protocolo fornece dados estruturados e contextualizados aos dispositivos de captação.

Com o objetivo da GRV Software em fornecer informações pertinentes aos gestores das industrias, foi realizada uma parceria entre a GRV Software e a MAZAK para o desenvolvimento do GRV MTConnect, um aplicativo totalmente gratuito para os clientes da MAZAK que possuem máquinas com o módulo MTConnect. O aplicativo, disponível para Android e iOS, acessa e disponibiliza dados em tempo real e de qualquer lugar com facilidade.

Principais Informações fornecidas pelo aplicativo:

  • Três potenciômetros da máquina: Rapid, feed e spindle;
  • Status da máquina;
  • Programa em execução;
  • Identificação da ferramenta em uso;
  • Alarmes da máquina;
  • Entre outros.

    

Localizado em Vinhedo, São Paulo, o Centro Tecnológico da Mazak foi o cenário dos testes e desenvolvimento do aplicativo, encabeçado pelo diretor de desenvolvimento Valdecir Pereira com a colaboração do gerente comercial Francisco Nakasone e do departamento de aplicações, liderado pelo gerente Sandro Trolezi.

O Centro Tecnológico faz parte do processo de expansão da Mazak, que tem 80 Centros Tecnológicos espalhados em 22 países em todo o mundo. Instalado em uma área de mais de 29 mil m² e com 5 mil m² de área construída.

Não foram apenas as tecnologias que mudaram, o consumidor também mudou. Hoje o consumidor está imerso nos meios digitais e os utiliza como centralizadores de informações e decisões. Seja para buscar referências de um produto, pagar uma conta ou até pedir uma refeição. A GRV Software entende que as fábricas precisam levar esta mudança de comportamento em consideração e desenvolver novas formas de atendê-los e de oferecer serviços que gerem agilidade e praticidade. Com esse objetivo o aplicativo GRV MTConnect foi desenvolvido para intermediar e facilitar a comunicação entre máquinas e gestores de forma automatizada e ainda mais eficiente.

Quer saber mais?

Visite-nos para entender melhor sobre o protocolo MTConnect e como funciona nas máquinas MAZAK!

Saiba Mais