Formula SAE Series

A Mazak Sulamericana é uma das patrocinadoras oficiais da Formula SAE Series, organizada pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (ou Society of Automotive Engineers). Compreende uma série de competições, nas quais equipes formadas somente por estudantes dos cursos de engenharia da mobilidade (elétrica, mecânica, computacional) projetam e constroem veículos do tipo fórmula de alta performance.

O principal objetivo é desafiar os alunos à enfrentarem uma simulação de um caso real de engenharia, promovendo o desenvolvimento e a disseminação de novas tecnologias e preparando os estudantes para o mercado de trabalho.

Atualmente, a Formula SAE Series representa a maior competição de engenharia no globo, possuindo mais de 500 equipes e 10 competições espalhadas pelos sete continentes. A competição Fórmula SAE Brasil é realizada anualmente, cuja equipe vencedora da categoria elétrico ganha o direito de representar o país na competição internacional (Formula SAE Electric) em Lincoln/EUA no ano subsequente.

Fundada em novembro de 2011 por 8 ex-membros da equipe de fórmula SAE combustão, a Unicamp E-Racing visava realizar sua estreia na competição Fórmula SAE Brasil 2012.

Hoje, a equipe conta com 38 membros dos cursos de engenharia mecânica, elétrica, mecatrônica, de computação e física e com o apoio de 2 professores orientadores. Atualmente, está em desenvolvimento o 5º protótipo, o E2016.

A Mazak contribuiu significativamente para o alto desempenho do carro, fornecendo as peças com maior necessidade de precisão.

Estas peças foram tão bem recebidas pelo projeto e são de tão alta qualidade que, muitas delas, serão aproveitadas para o projeto deste ano. Isso é fundamental para a redução de custos da equipe.

A Mazak e a equipe e-racing já estão em contato para o desenvolvimento das novas peças que precisam ser usinadas para o projeto deste ano, tanto as menores que necessitam de grande precisão quanto as mais robustas, todas de fundamental importância para a conquista dos excelentes resultados.

Para a usinagem destas peças a Mazak utilizou duas de suas máquinas de alta tecnologia, a QSM 200M e a Integrex j200.

Diogo Fernandes, capitão da equipe Unicamp E-Racing à esquerda e André Rodrigues, responsável pela usinagem das peças na Mazak Sulamericana, à direita.